O que é Metatrader 5?

10/10/18 Autor: admin

Usado na realização de negociações online na Bolsa de Valores, o MetaTrader 5 é o sistema de trade de ativos mais usado do mundo. Essa plataforma é utilizada por cerca de 7 milhões de pessoas no planeta de maneira automática, manual ou híbrida, para realizar transações de forma rápida e prática.
Criado pela empresa russa MetaQuotes Software Corp, especializada em desenvolvimento de softwares de mercado, o MetaTrader 5 permite acesso a múltiplos mercados em uma única plataforma, sem a necessidade de diferentes aplicativos para negociar em mercado de futuros e bolsa de valores, de forma que é possível controlar riscos operacionais de maneira ágil, com automatização de algoritmos e gerenciamento de posições em tempo real, 24 horas por dia.
Essa plataforma, usada tanto por especialistas quanto por investidores mais inexperientes, realiza análises técnicas com o uso de diversos indicadores individuais ou com a combinação de um conjunto deles. Sua linguagem de programação é a MQL, que permite o uso em computadores, celulares e tablets.

Como o MetaTrader 5 funciona?

O MetaTrader 5 opera automaticamente sozinho, sem interferências, o que agiliza as operações de negociações. Além disso, a plataforma possui um mercado de robôs de negociação e indicadores técnicos, que funciona como uma loja de aplicativos. Nessa “loja” você paga para que os robôs programados façam as negociações por você ou pode comprar scripts e indicadores técnicos feitos por especialistas para decidir suas próprias estratégias de investimento.
O software disponibiliza em seu “mercado de robôs” os chamados Expert Advisors, que realizam simulações das operações ajudando na tomada de decisões, e permitindo testar diferentes estratégias, como o uso de execução instantânea, stop loss, operações em day trade, entre outros. Como ferramenta, o MetaTrader 5 permite visualizar gráficos completos a respeito das operações de compra e venda de ações, com alta performance e algoritmos customizáveis de acordo com as preferências dos usuários.
O uso do MetaTrader 5 é licenciado para bancos e corretoras que disponibilizam seu uso para seus clientes analisarem gráficos, preços, realizar transações de compra e venda, etc. Essas operações são realizadas de acordo com padrões de segurança de alto nível, com as comunicações entre o cliente e a corretora criptografadas.
Existem duas versões do MetaTrader disponíveis atualmente para download: o MetaTrader 4, de 2005, e o MetaTrader 5, de 2010. Os dois usam a mesma linguagem de programação e funções de análise de mercado parecidas. Entretanto, o MetaTrader5 possui interface mais intuitiva, enquanto alguns indicadores da versão MetaTrader4 são mais precisos.