O que é o Bitcoin Cash?

20/12/17 Autor: admin

Introdução

O Bitcoin Cash é uma criptomoeda oriunda da bifurcação (hard fork) do Bitcoin Classic ocorrida em agosto de 2017. O Bitcoin Cash aumenta o tamanho dos blocos, permitindo que mais transações sejam processadas.

Criptomoedas

Criptomoedas são uma forma de dinheiro digital projetadas para serem seguras e, em muitos casos, anônimas. Elas não são emitidas pelos bancos centrais e, portanto, seu valor não depende das políticas bancárias.
Pode-se dizer que é uma criptomoeda é basicamente uma moeda associada à internet que utiliza criptografia, uma forma de comunicação nascida na Segunda Guerra Mundial para dificultar o acesso do inimigo às informações.
Desde então, esse conceito evoluiu na era digital com elementos de teoria matemática e ciência da computação para se tornar uma maneira de garantir comunicações, informações e dinheiro online.
A primeira criptomoeda foi bitcoin, que foi criada em 2009 e ainda é a mais conhecida. Houve uma proliferação de criptomoedas na última década e agora há mais de 1000 disponíveis na internet.

O que é o Bitcoin Cash?

O Bitcoin Cash é uma criptomoeda oriunda da bifurcação (hard fork) do Bitcoin Classic ocorrida em agosto de 2017. O Bitcoin Cash aumenta o tamanho dos blocos, permitindo que mais transações sejam processadas.
Bitcoin Cash x Bitcoin
O Bitcoin Cash difere do Bitcoin Classic, pois aumenta o tamanho do bloco de 1 MB para 8 MB.
Ele também remove a SegWit, um ajuste de código proposto projetado para liberar o espaço do bloco, removendo certas partes da transação. Basicamente isso ajuda a tornar a transação do Bitcoin Cash mais rápida que a do Bitcoin tradicional.

Tecnologia

O Bitcoin Cash foi iniciada por mineradores de Bitcoin e desenvolvedores igualmente preocupados com o futuro da criptomoeda, e sua capacidade de escala efetiva.
Esses indivíduos tiveram suas reservas quanto à adoção da SegWit2x, com receio que ela não abordasse o problema fundamental da escalabilidade de forma significativa, nem seguisse o roteiro inicialmente delineado por Satoshi Nakamoto, o partido anônimo que propôs pela primeira vez a tecnologia blockchain atrás da criptomoeda. Além disso, o processo de introdução do SegWit2x como o caminho a seguir era transparente, e havia preocupações de que sua introdução minasse a descentralização e a democratização da moeda.
O objetivo do Bitcoin Cash é aumentar o número de transações que podem ser processadas, e os torcedores esperam que essa mudança permita que a Bitcoin Cash venha a competir com o volume de transações que o PayPal e o Visa podem lidar ao aumentar o tamanho dos blocos.
Os críticos preocupam-se de que adotar a abordagem da Bitcoin Cash levará o poder a concentrar-se nas mãos de empresas que podem oferecer mais e melhores equipamentos.
Os opositores à bifurcação têm a preocupação de que isto ameace a abordagem orientada por consenso para a Bitcoin, uma vez que um pequeno número de empresas poderia controlar o Bitcoin e forçar mais rapidamente as mudanças na comunidade no futuro.
Outra questão do Bitcoin Cash envolve sobrevivência o tempo suficiente para atrair indivíduos e empresas a usar e explorar a nova moeda digital se for capaz de construir um interesse substancial e atingir uma massa crítica.
A Bitcoin Cash pode achar que seu sucesso levou outros a desenvolver suas próprias moedas alternativas, o que colocaria a mesma pressão sobre a Bitcoin Cash que colocou no Bitcoin Classic.
Uma vez que a questão da escalabilidade tende a estar na vanguarda dos debates em criptomoedas, os desenvolvedores fizeram aumentar o tamanho do bloco e melhorar as velocidades de processamento das transações nas suas principais áreas de foco.

Como comprar Bitcoin Cash no Brasil

No mercado brasileiro, praticamente todas as exchanges negociam Bitcoin Cash, tais como Mercado Bitcoin, Negociecoins, Braziliex e Coinbr, entre outras.
Comprar via exchange
A aquisição é extremamente fácil, basta abrir uma conta nessas corretoras, informando informações pessoais como Nome, endereços eletrônicos e físicos, documentos básicos como RG, CPF, conta bancária e enviando cópias digitalizadas dos mesmos e uma foto onde seu rosto esteja visível, portando tais documentos.
Após a validação dos mesmos, basta fazer depósito, transferência e em alguns casos como o Mercado Bitcoin, pagar um boleto no valor de investimento desejado (investimentos a partir de R$50,00) e dentro de 24 a 72 horas os valores são creditados na sua carteira e você pode agendar (propondo valores menores do que a cotação do momento) ou comprar Bitcoin Cash pelo valor do mercado.
Antes de iniciar qualquer compra e abrir uma carteira, confira quais as taxas de depósito, compra, transferência e saque de cada Exchange, pois isso influenciará nos resultados financeiros finais que irá obter.
É possível adquirir Bitcoin Cash diretamente de outros usuários, através de portais como o Mercado Livre e OLX.
Como comprar Bitcoin Cash no exterior
Atualmente a Coinbase, a mais popular Exchange de criptomoedas do mundo, não permite compra e venda de criptomoedas para computadores com IP brasileiro, mas é possível realizar tais operações em outras corretoras.
O processo de abertura de contas é similar aos das exchanges nacionais, mas atenção às taxas praticadas, pois podem ser influenciadas diretamente pela cotação do dólar em relação ao real.
Como minerar Bitcoin Cash
Existem diversas pools de mineração para o Bitcoin Cash (BCH), mas prepare suas ASICs pois elas demandam o mesmo hash power que precisamos para o Bitcoin. Há menos dificuldade, mas ainda assim só com muitos hashes/segundo para minerar.
Como transferir Bitcoin Cash
Basta informar o endereço, quantidade que deseja transferir.
Bitcoin Cash em 2017
Desde a sua criação em agosto, o Bitcoin Cash valorizou mais de 700%!