Como acompanhar os seus investimentos

09/10/18 Autor: admin

As melhores estratégias de investimento envolvem alocar o patrimônio em diferentes produtos, combinando segurança e rentabilidade. Para isso, contudo, o investidor precisa se organizar para fazer uma gestão e acompanhamento bastante próximo de seu portfólio, especialmente se o capital estiver muito pulverizado.
O ideal é concentrar o máximo de investimentos em poucos painéis de acompanhamento. Nosso cérebro processa mais facilmente gráficos organizados em formato de dashboard que diversos extratos bancários em planilhas. Por isso, quanto mais concentrada a informação em diferentes painéis, melhor para o investidor.

Investimentos feitos por bancos e corretoras

Algumas corretoras oferecem aplicativos para smartphone que permitem monitorar os investimentos. Alguns aplicativos possibilitam inclusive realizar operações. Assim, se os seus investimentos estão concentrados em uma única corretora, pode acompanhar os seus status por meio dos aplicativos.
O interessante é que uma corretora pode ser o canal para diferentes produtos de investimento, desde os mais seguros de renda fixa até os mais complexos na renda variável, como operações estruturadas de opções. Ou seja, por meio dela você consegue acompanhar uma gama bastante ampla de investimentos.
Uma outra solução para quem tem vários investimentos espalhados em diversas operações é o aplicativo Live Capital. Ele integra as informações de diferentes instituições financeiras em um único painel, permitindo que o investidor acompanhe seus diversos investimentos de uma forma integrada, sem precisar se vincular a uma única corretora.

Investimentos feitos fora de corretoras e bancos

No caso de outros investimentos financeiros, como private equity, imóveis, criptomoedas ou investimento anjo em startups, o ideal é desenvolver algum processo de governança e acompanhamento periódico. A carteira de criptomoedas pode ser acompanhada por meio da Exchange de sua preferência, e muitas delas também contam com aplicativos para smartphone.
No caso de investimento anjo em startups ou mesmo private equity, uma saída é utilizar uma plataforma como a da Novare. Por meio dela, o empreendedor ou a empresa atualizam os dados de performance econômica do negócio, que são acessados pelos investidores no tempo e lugar de preferência. Para investidores que pulverizam seu investimento em várias empresas, esta é uma forma de acompanhar todas ao mesmo tempo sem se perder em planilhas.

O que acompanhar além dos investimentos

Um cuidado importante: além de monitorar os ganhos, observe a variação dos custos de cada produto. Veja se as taxas de corretagem, administração e impostos estão fazendo sentido para seus objetivos de investimento, ou se estão comendo os ganhos obtidos com o seu negócio. Outra atitude importante é sempre olhar os relatórios produzidos por analistas de mercado. Entender as tendências da economia e como elas afetam o retorno dos nossos negócios é fundamental para uma boa tomada de decisão. Comparar os ganhos obtidos com o potencial de retorno futuro é o dia a dia do investidor.